sábado, 8 de março de 2008

Ler é preciso







No dia 7 de Março, tivemos um grande momento “de” Agrupamento. Depois da exploração por todas as escolas de O Aquário, João Pedro Mésseder deslocou-se ao Auditório da Junta de freguesia de Campanhã a fim de receber as escolas da Corujeira, do Falcão e a Eb2,3 e Secundária. Durante a próxima semana, será a vez de a Escola de Nossa Senhora de Campanhã, São Roque e Cerco acolherem o escritor.
O entusiasmo e o cuidado das duas escolas do primeiro ciclo e pré-escolar foram arrepiantes: cerca de 500 alunos passaram pelo auditório e brindaram os presentes com actividades ligadas ao universo de O Aquário.
Da parte de tarde, foi a vez de algumas turmas do 5º ano, uma do 6º ano e do PIEF estarem à conversa com o escritor. Estes alunos apresentaram também alguns números que prepararam, nomeadamente o “Sermão aos peixes” e um belo momento musical que nos foi proporcionado pelos alunos do prof. Duarte. Acrescente-se que o Curso de Animação sociocultural esteve sempre presente e encantou os espectadores com a sua dramatização.
A Escola Secundária fez-se representar apenas com uma turma – 8ºF – e alguns - poucos - alunos do 10 e 11º ano. Valeu-nos o grupo de Teatro, dirigido pela prof. Maria José Osório, que apresentou uma magnífica leitura encenada do poema “Aquário Outro”.
Apesar de, no balanço final, o Agrupamento ter aderido ao projecto Ler é Preciso e se ter feito representar no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã, lastima-se que nem todos os ciclos tenham tido a mesma força mobilizadora.



Nenhum comentário: