quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Uso de quadros interactivos em educação (alguns resultados)


A oportunidade gerada pelo aparecimento de uma nova tecnologia deve ser aproveitada pelas escolas para se adaptarem á sociedade de informação, proporcionando aos seus alunos ambientes de aprendizagem mais profícuos e interessantes, de modo a não pararem no tempo, ficando desactualizadas. Os quadros interactivos (adiante designados por QI) são produtos que a nível internacional tem um percurso já longo no tempo, mas em Portugal surgiram há pouco tempo. De acordo com informações obtidas junto dos representantes comerciais das marcas mais representativas deste tipo de material, em Portugal há cerca de 400 escolas com um ou mais quadros interactivos, mas apenas algumas utilizam o quadro em sala de aula.

Há alguns estudos que referem que o uso desta tecnologia tem efeitos positivos nas aprendizagens dos alunos, aumentando os níveis motivacionais. Por outro lado experiências em escolas de diversos países demonstraram que a inserção de QI em sala de aula altera as metodologias usadas pelos professores contribuindo para a melhoria dos resultados dos alunos Os QI inspiram os professores a mudar a sua pedagogia usando mais as TIC, encorajando o seu desenvolvimento profissional. O uso das TIC em contexto educativo apresenta efeitos positivos na aprendizagem dos alunos, desde que as metodologias aplicadas sejam adequadas.


VANTAGENS COMPROVADAS

Os alunos com dificuldades comportamentais melhoraram significativamente os seus níveis de participação na aula;

A utilização do QI foi substancialmente positiva para os alunos com perturbações sensoriais e tácteis, dado que as ferramentas do quadro interactivo facilitavam imenso o seu contacto com o quadro, bem como da escrita.

Embora os resultados não representem grandes alterações nas aquisições de competências linguísticas, verificou-se um nível significativamente mais elevado de participação dos alunos com maiores dificuldades, manifestando maior confiança nas suas tarefas.

De um modo geral os estudos referem que os alunos beneficiaram claramente da utilização do quadro interactivo multimédia, não só pela forma inovadora com que desenvolveram as tarefas, bem como pelas ferramentas utilizadas que permitem uma dinâmica antes inexistente; beneficiam ainda pela sua participação, manifestando a sua motivação e auto-confiança perante o grupo em que estão inseridos. Os alunos sentem-se mais confiantes nas suas respostas, diminuindo assim, o receio de errar.

(adaptado de Alcides José da Costa Meireles)

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