Há alguns estudos que referem que o uso desta tecnologia tem efeitos positivos nas aprendizagens dos alunos, aumentando os níveis motivacionais. Por outro lado experiências em escolas de diversos países demonstraram que a inserção de QI em sala de aula altera as metodologias usadas pelos professores contribuindo para a melhoria dos resultados dos alunos Os QI inspiram os professores a mudar a sua pedagogia usando mais as TIC, encorajando o seu desenvolvimento profissional. O uso das TIC em contexto educativo apresenta efeitos positivos na aprendizagem dos alunos, desde que as metodologias aplicadas sejam adequadas.
VANTAGENS COMPROVADAS
• Os alunos com dificuldades comportamentais melhoraram significativamente os seus níveis de participação na aula;
• A utilização do QI foi substancialmente positiva para os alunos com perturbações sensoriais e tácteis, dado que as ferramentas do quadro interactivo facilitavam imenso o seu contacto com o quadro, bem como da escrita.
• Embora os resultados não representem grandes alterações nas aquisições de competências linguísticas, verificou-se um nível significativamente mais elevado de participação dos alunos com maiores dificuldades, manifestando maior confiança nas suas tarefas.
(adaptado de Alcides José da Costa Meireles)
Nenhum comentário:
Postar um comentário